segunda-feira, 31 de agosto de 2009

BLOGDAY 2009



Sabia que existe um dia dedicado aos blogueiros? Sim, 31 de agosto. Neste dia, criado para que os fazedores de blog se conheçam, em diferentes países e em diferentes contextos, cada editor deve escolher e divulgar 5 páginas de sua preferência, através de breves resenhas e advertir seus autores que sua obra está sendo recomendada a outras pessoas. Além disso, deve enviar comentários para http://technorati.com/tag/blogday2009 e ainda "linkar" para http://www.blogday.org/...

Então nossas indicações para este curioso dia são:

Hazte oír - Notícias em tom de denúncia, injustiças e atrocidades impostas pelo mundo capitalista e ações diretas solidárias desde coletivos que acreditam que devemos "criar, sem pedir permissão, um mundo de liverdade". Organização CIC Batá, ONG espanhola da região da Andaluzia (veja também Aprendiz de todo, maestro de nada).

Sin dinero - Uma página que pretende lutar contra o consumismo e estimular o gratuito em relação ao monetário.

CMI - Notícias e artigos em texto, áudio e vídeo, provenientes de ações independentes e alternativas. Qualquer pessoa pode divulgar algo com sua própria opinião.

La Cizalla Ácrata - Como diz sua máxima, disseminando o vírus da revolta.

Mapa Mundi - Música e culturas de todo o mundo e de seus arredores. Uma viagem pelas sonoridades de diversos povos.

sábado, 29 de agosto de 2009

Kiriku no Fala Viela

O Sessão Fala Viela é um projeto desenvolvido desde 2004 no Jardim Silvina e adjacências, São Bernardo do Campo, e consiste numa série de exibições de cinema ao ar livre. O propósito é democratizar e facilitar o acesso aos bens culturais e, principalmente, à produção audiovisual das populações que vivem a margem de sua própria história - excluídas ou com precárias condições de Cidadania.

O Núcleo de Comunicação Marginal, uma OSCIP em processo de construção, é o responsável pela ação. É um grupo que se preocupa com a formação, com a conscientização e com a troca de saberes entre as comunidades. Marginal porque se propõe a dialogar além das massas, privilegiando o local, o regional, o nacional (ou aquilo que seja próximo em sua essência).

Amanhã domingo, dia 30 de agosto, a exibição é do desenho Kiriku e a Feiticeira, baseado numa lenda do oeste africano. O evento ocorre no alojamento da avenida José Fornari, bem próximo do galpão das Casas Bahia (de onde as mais de 100 famílias foram removidas após ocupação, agora vivendo precariamente numa "provisória situação" que já leva 5 anos). Também no alojamento, estão ocorrendo quinzenalmente oficinas de fotografia e de vídeo, para que os jovens se apropriem dessas linguagens e ferramentas e produzam eles mesmos suas denúncias.

Outras informações www.nucleodecomunicacaomarginal.blogspot.com e nucleodecomunicacaomarginal@gmail.com.
ABC Punk dos anos 80

Dia 30 de agosto, à s 15 horas, também acontece um debate sobre a História do Punk no ABC durante os memoráveis anos 80, com a presença de novas e lendárias figuras da cena. Passagens que marcaram suas vidas pessoais na época e as transformações que os levaram aonde estão hoje - seja na cultura popular e de rua, seja em movimentos pró solidariedade e liberdade.

Experiências, reflexões e muita atitude deste que é um dos mais instigantes e influentes movimentos de contracultura do século 20.

Na Casa da Lagartixa Preta Malagueña Salerosa, rua Alcides de Queirós, 161, Casa Branca, Santo André. Acesse www.fotolog.com/ativismoabc, contate ativismoabc@riseup.net.
Pontinhos de Cultura e
o Brasil popular

O Projeto OFICINATIVA segue firme em sua proposta de difundir a prática artística e a resignificação da Cidadania. E vai fazendo parcerias e chegando cada vez mais longe...

A nova aliança é com a Associação Monte Azul, localizada na zona sul de São Paulo, com a qual estamos organizando o Encontros de Culturas Populares do Pontinho de Cultura que existe dentro da comunidade. Iremos aproveitar "o mês do Folclore" para apresentar tradições e para reavivar manifestações do universo infantil.

O evento vai acontecer hoje, 29 de agosto, a partir das 14 horas. Com entrada franca e muitas, muitas atividades (brinquedos, brincadeiras, danças, cantigas, etc). Informações pelo telefone 5851 5370.

Integrando São Bernardo - Barcelona

Na sexta, 28 de agosto, a sede do Projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo recebeu a presença de alguns jovens cooperantes espanhóis para um farto almoço e algumas atividades de integração cultural.

O ocorrido é parte de um convênio entre o PMMR e a entidade catalã Splai que desenvolve trabalhos de educação não formal e lazer com jovens de sua região, principalmente nos períodos de férias. Ao mesmo tempo que alguns deles estavam aqui, educadores integrantes de nosso projeto conheciam um pouco da realidade social de Barcelona e arredores, com a proposta de enriquecer as percepções, independente das realidades contatadas.
Intimidades compartilhadas

Na tarde do dia 27 de agosto, quinta-feira, na Casa da Lagartixa Preta, a querida companheira Ellen dinamizou uma atividade extremamente interessante: uma oficina de absorventes reutilizáveis de tecido e uma sincera troca de idéias sobre saúde feminina, capitalismo e opressão, alternativas de vida, etc.

Uma experiência inexplicável e muito gratificante estar entre mulheres, belas e inteligentes, e ouvir de suas próprias bocas - e corações - os cuidados que desejam e necessitam para que seus corpos possam cumprir seu natural papel como elemento vivo e sadio. Uma redescoberta do poder inerente do ciclo cósmico - feminino.

Além dos valiosos assuntos, foi um momento mágico para apreciar chás produzidos pela horta da casa.

Quem quiser saber mais ou adquirir os absorventes reutilizáveis (abiosorventes)entre em contato: ell@riseup.net (mas seja paciente pois ela acaba de sair em mais uma de suas expedições pelo mundo)...

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Arte orgânica no QUINTAL

A partir desta quarta, 26 de agosto, iniciamos no QUINTAL ORGÂNICO, coletivo e espaço preocupado com o Meio Ambiente, a Cultura e a Educação, um projeto chamado ECO+ARTE. Ele deve acontecer pelo menos uma vez ao mês e assumirá diversos formatos e linguagens.


A idéia é aproveitar os recursos disponíveis em nosso entorno - os naturais já não vivos, os industrializados descartados e os sentimentais / emocionais reprimidos - em momentos de experimentação artística, envolvimento interpessoal e exploração da criatividade.

"Paisagens caídas" é o título da primeira atividade. Nela, recolheremos materiais pelo terreno e faremos composições e combinações com outros trazidos do ambiente externo - as sucatas. A entrada é franca (e contribuições voluntárias são muito bem vindas) e não há restrição de idade.


O coletivo também está desenvolvendo muitas outras ações (projeto Belezura, projeto compostagem, programa para web rádio, encontros informais, festas, etc) e informa que qualquer pessoas pode se aproximar, se agregar ou sugerir coisas.

O QUINTAL ORGÂNICO está "plantado" na Rua Ulisses Tornicasa, s/n, Bairro São José, São Caetano do Sul, SP. As referências geográficas são a esquina com a Luís Claudio Capovilla Filho, o fórum municipal, o Parque Chico Mendes e a Estrada das Lágrimas. Visite http://www.quintalorganico.blogspot.com/ e quintalorganicoscs@gmail.com.

domingo, 16 de agosto de 2009

Um Ponto de Cultura
para os CIDADÃOS ARTISTAS

Está aberto até o dia 24 de agosto o edital para os Pontos de Cultura no Estado de São Paulo (http://www.cultura.sp.gov.br/). E logicamente por acreditar em nossas idéias e ações desenvolvidas todos esses anos estaremos apresentando uma proposta para concorrer a esse apoio institucional...

Para tanto, temos nos articulado em rede com o objetivo de aproveitar melhor os recursos disponibilizados. Apesar da solicitação ser feita pela ARCA (Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas), que possui documentação adequada para isso, a idéia é envolver outros grupos e pessoas que tem iniciativas similares e importantes no circuito de nossa região. O catálogo ABC, Estância Solidária (www.scribd.com/doc/16815847/ABC-Estancia-Solidaria-catalogo-fotos ou no link ao lado), organizado pelo OFICINATIVA, é uma publicação com os primeiros grupos a se irmanarem e a pensarem viabilidades de maneira coletiva...

E neste domingo 16 de agosto, a partir das 17 horas, no Espaço ARCA em Ribeirão Pires, faremos um encontro para apresentar o projeto e agregar sugestões dos interessados. Quem quiser participar e contribuir, é só chegar. O endereço é Avenida Humberto de Campos, 576, Vila Ema, bem perto da terminal de ônibus e da estação de trem. O projeto será entregue durante a semana que se inicia.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Vamos DESENHAR
na Segunda Vagabunda?
Entrando em seu quarto mês de existência, o projeto Segunda Vagabunda na Casa da Lagartixa Preta Malagueña Salerosa (autogestionado pelo coletivo Ativismo ABC), acontece em agosto nos dias 17 e 31, sempre das 20 às 22 horas.

A proposta nesses encontros é explorar a arte, sem didatismos ou hierarquias - minimizando assim os pudores e os bloqueios - em diferentes linguagens, através de fusões conceituais. E sem a necessidade de resultados estéticos. Só o simples fazer prazeroso...

Desta vez a sugestão é o DESENHO. Formas, cores, materiais, os mais variados possíveis serão utilizados (traga os seus!) para que possamos expressar o que as palavras não dizem...

Indicado para todas as diversIDADES. Se puder, faça uma contribuição voluntária.

Casa da Lagartixa Preta Malagueña Salerosa, Rua Alcides de Queirós, 161, Bairro Casa Branca, Santo André, SP. ativismoabc@riseup.net / www.fotolog.com/ativismoabc

AMOR delivery
muito EXPERIMENTAL

Que tal uma vivência lúdico - libertária - interativa no conforto do seu lar (igual a uma saborosa pizza de sábado ou domingo a noite)? Pois é, o grupo AMOR EXPERIMENTAL, além de suas tradicionais intervenções colaborativas em espaços públicos (ruas, praças, feiras) agora propõe aos interessados em explorar novos sentidos artísticos, culturais e sociais, que organizem um evento, abram suas casas
e convidem os amigos...
O trio se ocupa em desenvolver uma programação de "sensível participação" - que pode ser temática ao gosto do "freguês" - e o anfitrião, juntamente com seus companheiros, fica responsável pelo espaço e pelos comes e bebes. E tudo isso no melhor estilo "contribua com o que puder para que o show possa continuar".
Ficou curioso? Sentiu-se estimulado? Então faça contato com Alline (flautamagica2004@yahoo.com.br), Fabiana (fabi_menassi@yahoo.com.br) e/ou Rogerio (projetooficinativa@hotmail.com), sugira formatos, compartilhe seus desejos.
Faça você mesmo o seu livro
com a Editora Deriva

Neste sábado dia 15 de agosto, a Casa da Lagartixa Preta Malagueña Salerosa, espaço autogestionado pelo coletivo Ativismo ABC, recebe o produtor de livros independentes Paulo, da Editora Deriva do Rio Grande do Sul. Numa breve turnê por São Paulo, ele vai desenvolver atividades em locais alternativos e revelar preciosas informações sobre sua prática anticapital.

Na casa, a partir das 15 horas, Paulo ministra uma oficina de confecção de livros e também fala sobre suas produções atuais. A Deriva se caracteriza por publicar materiais de conteúdo contra a globalização e que evidenciam pensamentos e experiências de autonomia e liberdade humana.

Além de Santo André, a turnê é composta por passagens na FESP (Fundação Escola de Sociologia e Política), na sexta, e no Ay Carmela, no domingo.

O endereço da Lagartixa Preta é rua Alcides de Queirós, 161, Casa Branca, Santo André. Mais infos: ativismoabc@riseup.net e www.fotolog.com/ativismoabc. Para saber mais sobre a Deriva acesse http://www.deriva.com.br/.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Nós na La Imagen del Sur

Até o dia 30 de agosto estão abertas as inscrições para a mostra de documentários La Imagen del Sur.

Em novembro de 2009, Córdoba, cidade da região da Andaluzia, acolhe mais uma vez esse evento de cine social, organizado pela ONG CIC Batá, que se distingue por não ser competitiva e por sua estrutura de cine-fórum com a a participação direta dos produtores, diretores e atores dos filmes exibidos.

Como o nome já indica, este evento aborda a realidade dos países empobrecidos a partir da visão de seus protagonistas e com possibilidades de debates sem intermediações após cada projeção.

Com sete anos de existência, essa mostra pretende informar e sensibilizar o público de Córdoba (Espanha) em relação às desigualdades globais, abordando história e contextos sóciopolíticos do hemisfério sul mas também propondo reflexões e mudanças nos hábitos de consumo (principalmente do hemisfério norte). Além desta localidade, a atividade ocorrerá posteriormente nas cidades de Huelva e Sevilha.

Este ano a programação será dedicada ao Brasil que terá especial atenção a seu momento social, político e econômico, através de imagens que revelem a produção brasileira ou vinculada a nosso país. Outros materiais também serão expostos.

Para participar, visite as páginas da convocatória e da ficha de inscrição (links abaixo) para saber mais detalhes. Podem concorrer produções de países da América Latina, África, Ásia e Europa. Se priorizam trabalhos que valorizem o cine de ficção e documentários com temáticas sociais, realizados de maneira independente e enfocando a promoção da justiça, da igualdade e da inclusão social, da defesa dos direitos humanos e da defesa de formas de desenvolvimento sustentável.

Outras informações podem ser obtidas em http://www.cicbata.org/.

Convocatória
Ficha de inscrição

domingo, 9 de agosto de 2009

ABC ANDALUZIA
na Europa em outubro

Depois de uma exitosa experiência neste último mês de julho aqui pelas bandas de São Paulo com Chico Herrera, Angela Ramirez, Odé Amorim e o grupo AMOR EXPERIMENTAL, em outubro repetimos a dose, ampliando sempre as possibilidades, do outro lado do oceano.

Aproveitando o convite para participar do Fórum Social Temático Espanhol sobre Espiritualidade e Ética, de 9 a 12 de outubro em Sevilha, Odé passará também por Málaga e Córdoba (e talvez Madri e Barcelona). E mais uma vez, a proposta é fortalecer os enlaces solidários - os já existentes - e criar / descobrir novos caminhos e formatos.

Vale lembrar que esse projeto é autônomo, tem o desejo de celebrar encontros e trocas entre artistas, educadores e ativistas sociais brasileiros (ABC paulista) e espanhóis (Andaluzia) e está aberto a todo tipo de apoio e colaboração.

E se brincamos, nos entendemos

Desde nossos primeiros contatos diretos com o "velho mundo", várias amizades e idéias surgiram e muitas delas hoje estão se realizando e gerando resultados bastante interessantes...

Algo que nos une sólida e solidariamente é a questão do lúdico. Percebemos e acreditamos que o brincar é uma poderosa ferramenta de aproximação entre as pessoas, minimizando obstáculos como idiomas, costumes, etc. Portanto fizemos e fazemos uso constante desse meio: brincamos para aprender, aprendemos brincando.

Neste exato momento, estamos participando do projeto Y si jugamos todos y todas, organizado pela ONG cordobesa CIC Batá. A idéia é compilar jogos e brincadeiras de diversos países (Brasil, Cuba, Nicarágua, Moçambique, Colombia e Marrocos), suas raízes culturais e seus efeitos sociais, num esforço de trabalhar a interculturalidade, o aspecto intergeracional, a Educação para o desenvolvimento, a integração e a dinamização de relações comunitárias, etc.

Em breve esse material estará aqui disponível para download.


Enlaces ampliados

E assim há uma semana terminamos mais uma edição do projeto ABC ANDALUZIA. Nossa certeza após essa maravilhosa vivência é que podemossim criar um mundo de liberdade, se levamos em consideração nosso mais profundo sentimento ativista criativo e flexível... Chico e Angela então seguiram para 10 dias na Argentina e tantos outros enlaces...

A segunda parte da turnê (de 23 a 30 de julho) foi marcada pela pluralidade de espaços, pessoas e propostas. Um autêntico intercâmbio para a vida.


Na quinta 23, começamos com os jovens da Associação Cultural Constelação, na zona sul, com espetáculo interativo, muito bate papo e brincadeiras espanholas e brasileiras. A noite ocupamos o bairro de Pinheiros, mais precisamente o aconchegante Cabaré das Artes, um misto de brechó, sebo e espaço cultural.

Levantamos cedo na sexta 24 e nos dirigimos a Campinas, onde a tarde encontramos Kaloy, idealizador do Bar da Fonte. A noite nos apresentamos em seu estabelecimento e no dia seguinte, antes do retorno, conhecemos rapidamente um pouco da história e das paisagens de Monte Alegre do Sul, um pequeno paraíso de 7 mil habitantes...

Ainda no sábado dia 25, o Sarau Orgânico foi transferido para o Cidadão do Mundo (por conta da chuva). Os amigos espanhóis aproveitaram a tarde e foram curtir uma feijoada com samba na Nenê da Vila Matilde - ciceroneados pelo companheiro Paulo... A noite, fizemos uma transmissão ao vivo do concerto e da conversa pela Rádio Vitrola web para todo o planeta.

Madrugamos no domingo (dia 26) novamente para seguir até Paranapiacaba. Desta vez a atividade foi no Espaço Cultural do Porão que após muito tempo volta a organizar eventos... Aproveitamos a cenografia distinta do local para fazer alguns registros que entrarão em nosso documentário... Um dia bastante produtivo para tod@s...












Segunda foi talvez o dia mais tranquilo pois nem precisamos "sair de casa" para atuar. Era o dia 27 e a atividade era a Segunda Vagabunda - nada mais propício - na Malagueña Salerosa (o QG do ABC ANDALUZIA). Encontro extremamente lúdico e criativo...


Na terça 28, duas apresentações em nossa região: de tarde no Projeto Meninos e Meninas de Rua em São Bernardo do Campo, e entre brincadeiras, contos, perguntas, sorrisos e canções, muita diversão da meninada; no início da noite, um concerto cheio de energia, magia e conversas na Livraria Alpharrabio, em Santo André - dali saímos para ir a Córdoba em 2006 e ali retornamos para realizar algo agora, muito REALIZADOS...

Chegou então a quarta 29, nosso derradeiro dia de fazeres artísticos. E fomos novamente à capital. Antes de tudo uma passagem pelo Centro Cultural de Espanha para "provar" que o intercâmbio existiu e para pleitear apoio para as próximas edições... Depois, um inesquecível concierto no Instituto Cervantes - que inclusive foi gravado ao vivo e logo será disponibilizado. Em seguida, direto para o Centro Cultural Popular Consolação, bem ao lado, onde ocorreu um fechamento de turnê muy particular...

Na quinta (30), dia de descanso e a noite um encontro familiar na casa da Tia Gracina para saborear uma verdadeira comida brasileira... Também para começar a refletir sobre tudo o que passou e planejar os passos seguintes: em outubro ABC ANDALUZIA allá!!!

GRACIAS A TOD@S

domingo, 2 de agosto de 2009

Feijoada Lagartixa de agosto

Todos os meses, sempre no primeiro final de semana, o Ativismo ABC, coletivo libertário e solidário que existe há 8 anos, organiza uma festa de arrecadação para manter seu espaço autônomo, a Casa da Lagartixa Preta Malagueña Salerosa, localizado em Santo André. Neste mês, novamente ocorre a Feijoada Vegana, já tradicional mas sempre com inovações.

O local é uma possibilidade de experiências em diversas áreas vitais para os seres humanos e se materializou há 5 anos. Nele hoje existem horta comunitária, baú de dádivas, biblioteca e videoteca, oficina para bicicletas e para serigrafia, grupos de estudos e práticas de Agroecologia, Pedagogia Libertária, Capoeira Angola, atividades artísticas e culturais diversas, além de intensa agenda de eventos (cursos, palestras, debates, exposições, intercâmbios) com temas políticos, econômicos, filosóficos, ambientais, etc. O coletivo também está conectado a uma rede de espaços independenetes na grande São Paulo e em constante relação com outros grupos do ABC paulista.

Para a atividade do dia 2, você colabora com R$ 10,00 e come a vontade. As bebidas são a parte. Após o almoço, haverá uma integração livre, portanto traga um instrumento musical (ou algo que faça som). A atividade começa às 12 horas.

A Casa da Lagartixa Preta Malagueña Salerosa está situada na Rua Alcides de Queirós, 161, Bairro Casa Branca, Santo André, SP. Outras informações: ativismoabc@riseup.net e www.fotolog.com/ativismoabc.

Não deixe de participar e de nos apoiar! E aproveite para expor suas idéias e propor alguma ação...



Festival de Rua da ARCA

Após um período de reflexão e avaliação dos trabalhos realizados ao longo de 7 anos de existência, a ARCA (Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas) retoma suas atividades neste dia 2. E justamente marca este retorno em grande estilo com seu evento mais significativo: o Festival de Rua.

A idéia do Festival de Rua, que surgiu em 2005 e já teve duas edições, é ocupar os espaços públicos não utilizados tradicionalmente para a prática cidadã e estimular a comunidade a fazê-lo de maneira periódica, criando suas próprias possibilidades - de certa forma, a ação serve como proposta de revitalização urbana. Além disso, sugere não somente a apresentação de artistas e a contemplação do público - os formatos usuais da relação com a Arte e a Cultura - e sim uma efetiva interação entre tod@s @s participantes e interessad@s.

Na data, também serão expostos os novos projetos e sonhos da entidade-coletivo e as conquistas feitas com o passar dos tempos (parcerias, produções, pesquisas, etc).

A programação será composta por:

Cia São Jorge de Variedades, espetáculo "O Santo Guerreiro e o Herói Desajustado" (circulação apoiada pelo ProAC - Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo);

Invasão dos Palhaços e Cortejo de Bonecões;

Graffiti;

Street Dance com os alunos da AMAR;

Vivência de Palhaço;

Instalação de livros (pegue um livro e retribua com algo: poesia, música, texto no caderno, etc);

Mamulengos;

Intervenção do grupo AMOR EXPERIMENTAL;

Palco/palanque aberto "Igualdade e Oportunidade";

Bijou, Zebra e outras intervenções populares.

Quem quiser conferir e/ou participar é só chegar.

parceria: Ponto de Cultura Aprender e AMAR (Associação dos Moradores do Aliança e Região)
apoio: Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires

Dia 2 de agosto de 2009
das 11 às 17 horas
Praça Ishiro Hidaka, Parque Aliança, Ribeirão Pires, SP