domingo, 31 de março de 2013

A inspirAÇÃO que se foi...


Neste início de março, partiu do Aiyé a querida Tia Gracina, minha companheira de vida que acompanhou e estimulou cada um dos incontáveis passos do Projeto OFICINATIVA em seus intensos 15 anos de invencionices e reflexões. E também os outros tantos invernos e verões dessa existência terrena que em 2013 completa 4 décadas.

Muito de nossa / minha inspirAÇÃO artivista vem desse ser humano exemplar, educadora nata, mediadora de conflitos, ekedé de Naná, tia-avó e muito mais que meras palavras não explicam.

Resgatamos aqui essas 2 preciosas fotos, momentos de sua participação efetiva - entre tantas - em atividades que promovemos nesses tempos: acima, A Rua da Cultura, no Abaçá da Oxum / Centro de Estudos e Tradições do Negro (2002) e abaixo, edição do NEGRO UNIVERSO, no Centro Cultural Ayrton Senna (2004), ambas em Ribeirão Pires.

Mojubá iyá mi, muito ASÉ 
e siga nos protegendo por favor...


"A preta véia tá querendo nos deixar
quer ir pro Orun
fazer de novo toda gente chorar


Mas antes disso
Nanã proclama 
cuida da preta 
banho de lama"

K-ROÇA Orgânica 
no Baixo Centro

Vamoquevamo que o show não pode parar...

Assim nos sentimos internamente e assim retomamos as ações que por tempos aconteciam no QUINTAL ORGÂNICO, em São Caetano do Sul (www.quintalorganico.blogspot.com.br, agora também com um grupo no facebook). Após a decisão da Eletropaulo de pedir o espaço de volta - era um contrato de comodato - no final de 2012, passamos alguns momentos imaginando o que e como fazer para seguir questionando os formatos sociais impostos e atuando como cidadãos propositores de algo distinto. Surgiu então a ideia K-ROÇA ORGÂNICA, que mistura arteducação ambiental com aspectos de reivindicação pública e de caráter pontual e temporário.



Agora então pensamos ações descentralizadas e itinerantes. E a primeira concreta delas será uma participação no Festival Baixo Centro, na data de 7 de abril. Uma intervenção / ocupação do espaço público, inspirado na agricultura urbana, para confecção de uma carroça, trocas solidárias, artivismo colaborativo e piquenique comunitário

Mais informações sobre o evento na página www.baixocentro.org.


Aprendendo sobre TVs Piratas

Nesse fim de semana, 30 e 31 de março, participei de uma vivência bacana no SESC Santo André. Tema: como construir uma TV. Extremamente interessante já que nesse momento estamos muito ligados a essas coisas da EduComunicação, produção de audiovisual e publicações em geral. Vamos em breve retomar nossa atividade na Rádio Comunitária Pérola da Serra e até fazer colaborações em outros canais do exterior...



A atividade foi coordenada por Daniel Varga, que integra o projeto Ônibus Hacker (www.onibushacker.org) que, a partir de um financiamento colaborativo epla internet, criou uma estrutura física que já fez mais de 10 viagens pelo Brasil e por países fronteríços difundindo a cultura livre e tecnológica.


Ele apresentou no primeiro dia um histórico sobre o movimento de TVs piratas europeu inspirados pela proposta de formas de comunicação livre de Guy Debord e em publicações como Steal this book de Abbie Hoffman, na virada dos anos 60 para os 70. Exibiu vídeos de grupos / coletivos como Rabotnik TV, Piratskoe Televideie, Van Gogh TV e Orfeo TV e mostrou os equipamentos para mostrar uma estação transmissora (cerca de 500 de investimento). No segundo dia montamos a parafernália e fizemos uma pequena transmissão. FANTÁSTICO!!!


Alguns links para conhecer as clássicas experiências:

Rabotnik TV - East Village NYC (1987) - Runner Dump Dealer Avenue

www.youtube.com/watch?v=_WX8QPW8p9E

Van Gogh TV (35 vídeos)
www.youtube.com/watch?v=_KYbTMCX5nk&playnext=1&list=PL6A0DB4D5832A4132&feature=results_main

Orfeo TV (canal)
www.youtube.com/user/orfeolab

Preta Bandera,
culturas populares e autonomia

Jongo e Samba de Roda são as "armas" escolhidas pelo grupo Preta Bandera para divulgar suas propostas revolucionárias de poder popular na sociedade atual. Fortemente embasados nas tradições desses batuques, aproveitam os conselhos de muitos mestres e mestres - e os conceitos de movimentos que buscam outros mundos possíveis - e arriscam versos, pontos e movimentos que sejam mais representativos de suas realidades.



A roda é o ponto alto, na qual música e dança são compartilhados sem hierarquias entre artistas-pesquisadores e público de maneira bastante criativa. O grupo tem promovido inúmeras interações nos espaços que ocupa e esta estão repletas de simbologias e de ensinamentos..




Que a crise econômica mundial desencadeada nos idos de 2008, apelidada de crise de superprodução, seja apenas o fundo do poço dos nossos melhores desejos, já que as grandes transformações transbordam exatamente nestes períodos de grandes depressões. Mas é preciso também a organização libertária, a criação do poder popular, desde as bases, desde agora, para que não paguemos a crise imposta pela burguesia com a ampliação e aprofundamento de nossa desunião, de nossa miséria, que aproveitemos a brecha, já que os grupos de cultura popular, com sua diversões revolucionárias, as fábricas urbanas com seus operários, os trabalhadores da terra e do ar e do mar, enfim, os fazedores de coisas, que são os verdadeiros poetas, as verdadeiras pessoas, os verdadeiros focos irradiadores do amor, prossigam firme e felizes na luta, para que o poder popular avance na sua sagrada missão, de exercício, de expansão intensiva e extensiva de autonomia, de extinção de todas as classes sociais, pelo fim da maldita parasitagem, de toda e qualquer hierarquia, seja econômica, seja racial, cultural ou intelectual, sei lá! Espiritual! Amém!


retirado do informativo libertário Preta Bandera n° 0

AUTOGEST(AÇ)ÃO, março 2013

informativo do Projeto OFICINATIVA
e outros coletivos com os quais mantemos conexões / relações


Feira de Economia e Culturas Solidárias e Criativas GAIOLA ATMOSFÉRICA
dia 2, sábado, das 14 às 18 horas
Praça Central, Ribeirão Pires

- oficina de tinta de terra com Ana Luiza Frari (Quintal Orgânico, www.quintalorganico.blogspot.com.br)

Reunião Movimento Cultura Viva
dia 4, segunda, às 19 horas
Espaço Gambalaia, Santo André


Teatro / Pedagogia Waldorf
quintas, das 11 às 17h30
Centro Educacional POMAR, Ribeirão Pires

dia 28Caça de Páscoa (QUINTARTE)

Verão Sinestésico
sábados, das 9 às 12 horas, 10 vagas
CASA SINESTÉSICA, Ribeirão Pires

dia 9AudioPOESIAVisual
dia 16Cant@Conto
dia 23Escola de Rua: Fórum Social Mundial

dia 24, domingo, às 17 horas – aula aberta demonstrativa dos cursos solidários de idiomas (Espanhol e Inglês)

Preta Bandera no Motiro em Movimento
dia 12, terça, a partir das 20 horas
Tupinikim Bar, Santo André

BiblioSarau do Circo
dia 26, terça, das 14 às 16 horas
CEU 3 Pontes, São Paulo

Oficina de Criação de TV com Daniel Varga
dias 30 e 31, sábado e domingo, das 15 às 17h30
SESC Santo André

projetos

NEGRO UNIVERSO - a essência dos afrodescendentes, hoje e sempre
Catálogo de atividades itinerantes sobre temáticas africanas e afrobrasileiras. Vivências, debates, audiovisuais, palestras, aula-espetáculos, assessoria para atividades, materiais diversos, etc. Atualmente desenvolve as bases metodológicas para a criação de uma AfroEscola. Solicitem mais informações.


ENLACES SOLIDÁRIOS
Projeto experimental de intercâmbio intercultural que está ocorrendo em diferentes formatos desde 2006, no Brasil e no exterior. As inspirações básicas vem do "outro mundo possível" (Fórum Social Mundial) e do "criar, sem pedir permissão, um mundo de liberdade” (ENLACE-D / Enlazando Culturas). Quem se interessar pela proposta deve entrar em contato com o OFICINATIVA.

Fanzineteca móvel (CENTRAL ZINE)
Proposta de montar um acervo sobre publicações independentes (fanzines, áudios, imagens, etc) para circular em espaços e eventos alternativos e variados. Produções podem ser enviadas para a caixa postal do OFICINATIVA.

CASA SINESTÉSICA
Espaço multidisciplinar que se propõe a desenvolver experiências culturais diferenciadas, inspiradas em movimentos sociais do planeta afora, uma espécie de laboratório urbano para os desejos mais orgânicos que possam ser imaginados. Organizamos residências artivistas, intercâmbios, cursos solidários, festivais, feiras, ações diversas e temos um acervo de publicações sociais, além de uma fanzineteca. Inaugurada em janeiro de 2013.
  

sábado, 2 de março de 2013

SONHO, uma videopoesia

Este é o resultado de uma agradável vivência ocorrida entre janeiro e fevereiro de 2013. Uma oficina na Casa das Rosas, São Paulo, orientada por Donny Correia, na qual nos aproximamos das produções audiovisuais experimentais ao longo da História e seus flertes com linguagens literárias.  

O resultado do processo, desenvolvido juntamente com o companheiro escritor Sebastião Paz (paz.sebastião@gmail.com), é a obra SONHO. Texto e narração do próprio autor, adaptação, filmagens e edição Carlos Rogerio.



Certamente, em breve lançaremos mais produções do gênero.