AfroEscola Laboratório Urbano

“O tambor, na mão do outro, não satisfaz.
Quando o tomamos, incomodamos”


provérbio etíope

A AfroEscola Laboratório Urbano é uma iniciativa cidadã e autônoma, composta atualmente por um espaço sociocultural e por atividades e ideias inspiradas nas tradições afrodescendentes e nos movimentos por “um outro mundo possível“ (Fórum Social Mundial). 

Materializou-se em junho de 2013 mas atuava anteriormente, em formato itinerante, desde o ano de 2006. Na verdade, é o amadurecimento de um processo iniciado em 2002 com a organização do NEGRO UNIVERSO – a essência dos afrodescendentes, hoje e sempre, encontro / evento que busca investigar e valorizar as contribuições dos povos africanos, escravizados e espalhados a força pelo planeta. 

A AfroEscola acredita profundamente que os saberes e as filosofias cultivadas e desenvolvidas no continente mãe e na diáspora podem contribuir para a (re)construção de uma contemporaneidade mais harmoniosa. E por isso seguimos resistindo / persistindo / insistindo... 

           

- Cursos / oficinas dinâmicos e integrativos (com investimentos colaborativos!) nos segmentos de Artes, Culturas, Comunicação, Pedagogias / Educações experimentais, Meio Ambiente, Idiomas, Culinária, etc;
- Publicações, encontros, mostras, capacitações, assessorias em projetos;
- Economias e Culturas Solidárias e Criativas (feira mensal, lojinha);
- Biblioteca temática, wi-fi;
- Núcleos de estudo e de produção;
- Intercâmbios, Hospedagem e Residências SocioCriativos;
- Práticas esportivas e recreativas; 
- Campanhas (óleo de cozinha, caixas tetra pak, tampas de embalagens, etc).


Venham conhecer, colaborar e participar de nossas atividades. Tod@s convidad@s!!!

AfroEscola Laboratório Urbano

Avenida Atlântica, 904, Valparaíso, Santo André, SP
CEP 09060 001
(11) 4425 4458
projetooficinativa@hotmail.com, www.facebook.com/carlosrogerio.amorim


    
Obs.: Paralelamente também estamos atuando como AfroEscola Radiofônica na emissora comunitária Pérola da Serra (www.radioperoladaserrafm.com) e revitalizando o Abaçá da Oxum - onde implantaremos a AfroEscola Laboratório Ruralambas iniciativas no município de Ribeirão Pires.