sábado, 22 de novembro de 2008

BATUCADA FALADA

Estive bastante ativo no Festival de Inverno de Paranapiacaba - que sempre ocorre durante o mês de julho - neste mais recente evento. Além do show KAH power trio no Núcleo Comunitário de Cerâmica, participei da estréia do excelente projeto Batucada Falada que tem o desejo de aproximar música e poesia em apresentações interativas e falar abertamente do afrobrasileiro.

A idéia do projeto surgiu na Comissão de Música de Santo André e foi aprovada para esta edição do FIP. Unir um grupo, um poeta e um percussionista griô é a proposta central, objetivando valorizar e difundir a cultura afro com uma faceta contemporânea.


Ocorreu nos três sábados do evento, sempre às 19 horas, no Largo dos Padeiros. Dia 19 de julho, a ingoma foi apresentada por Robson Uafro, o criador da ação, e dinamizada pelo grupo Afro Koteban (percussão e dança africana), pelo poeta Akins Kinte (do livro Punga) e por mim, ODÉ “Rogerio” Amorim, que mostrei manifestações das culturas populares e um pouco da religiosidade de influência iorubá, convocando tod@s para cantar e dançar...

E logo, seguramente, faremos o projeto Batucada Falada chegar aos 4 cantos da cidade, do estado, do planeta!!!