A África
em curso na História
De agosto a novembro estive participando do segundo módulo do interessante curso de extensão de História da África, promovido pelo Centro de Estudos Africanos da USP. A iniciativa é do departamento de Antropologia, já conta com algumas edições e tem como propósito transmitir aos professores em atividade informações para uma verdadeira implementação das leis federais que versam sobre a inclusão de referências afro no ensino formal (a 10639/03 e a mais recente 11645/08).
A duração é de dois semestres, no qual o foco é o negro na África no primeiro período e o negro no Brasil no segundo. As aulas são ministradas por especialistas e cada encontro traz um tema diferente: Arte, Política, Geografia, Saúde, etc. Informações através do link www.usp.br/cea ou pelo e-mail cea@usp.br.
Em breve estaremos organizando várias atividades para compartilhar o que foi assimilado.
Espaço de divulgação das atividades e crenças do Projeto OFICINATIVA + AfroEscola Laboratório Urbano, idealizados por Carlos Rogerio, e das iniciativas compartilhadas com outros agentes e coletivos parceiros: Quintal Orgânico Itinerante, Arte Moderna e Contemporânea, Comida de Quintal, Cultura AfroIndígena nas Escolas, Abaçá da Oxum, Rádio Comunitária Pérola da Serra, etc.