terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Conhecendo a Agenda 21

Em outubro, dia 25, realizamos no Espaço ARCA um encontro para apresentar e discutir a Agenda 21 de Ribeirão Pires. Este documento é um dos instrumentos mais contemporâneos que uma administração pública pode apresentar pois registra propostas elencadas em debates abertos entre governo, setor privado e sociedade civil. Nele, a principal questão é o desenvolvimento sustentável: assim todos os setores de uma localidade (transporte, educação, saúde, economia) são pensados com este enfoque.

O "movimento" Agenda 21 começou a ser moldado a partir da Eco 92, encontro mundial ocorrido no Rio de Janeiro. A idéia é que em cada região do planeta (bairros, cidades, estados), os habitantes reflitam sobre suas necessidades e os caminhos não prejudiciais para atingir objetivos individuais e coletivos.

Apesar de ser considerado um documento essencial, poucas cidades tem a Agenda 21. E as que tem, não a colocam em prática satisfatoriamente. Ribeirão Pires é um exemplo...

O desejo da atividade foi discutir os conteúdos e convidar os interessados a buscar sua efetiva implementação. Os arquivos (2 partes) continuam disponíveis. É só pedir no projetooficinativa@hotmail.com.