sábado, 13 de dezembro de 2008

Tesão no TESINHO

Nosso grupo de estudos e práticas de Pedagogia Libertária teve muitos bons momentos e atingiu consideráveis resultados durante o ano de 2008. Um dos mais bacanas foi conseguir contatar outras áreas e pessoas não diretamente envolvidos com os movimentos contra hegemônicos, ampliando o diálogo e a divulgação sobre o tema.
Também creio que o interesse se intensificou por conta do falecimento de Roberto Freire, grande personagem difusor da Pedagogia Libertária nacional, em maio último. Através da Soma, terapia de cunho anarquista, ele revolucionou conceitos psiquiátricos e questionou posicionamentos da política humana. Também se destacou na Literatura, no Cinema, na TV.

Passamos a ter mais um dia de encontro – além da quarta, a sexta – na Casa da Lagartixa Preta em Santo André, fizemos intervenções em espaços parceiros, levamos outras discussões para apreciação do grupo, participamos de conversas externas, com José Pacheco da Escola da Ponte de Portugal por exemplo, começamos a visitar estabelecimentos de ensino diferenciados (a Amorim Lima no Butantã), realizamos várias atividades práticas, fizemos mais arte, etc, etc, etc.