sábado, 29 de agosto de 2009

Kiriku no Fala Viela

O Sessão Fala Viela é um projeto desenvolvido desde 2004 no Jardim Silvina e adjacências, São Bernardo do Campo, e consiste numa série de exibições de cinema ao ar livre. O propósito é democratizar e facilitar o acesso aos bens culturais e, principalmente, à produção audiovisual das populações que vivem a margem de sua própria história - excluídas ou com precárias condições de Cidadania.

O Núcleo de Comunicação Marginal, uma OSCIP em processo de construção, é o responsável pela ação. É um grupo que se preocupa com a formação, com a conscientização e com a troca de saberes entre as comunidades. Marginal porque se propõe a dialogar além das massas, privilegiando o local, o regional, o nacional (ou aquilo que seja próximo em sua essência).

Amanhã domingo, dia 30 de agosto, a exibição é do desenho Kiriku e a Feiticeira, baseado numa lenda do oeste africano. O evento ocorre no alojamento da avenida José Fornari, bem próximo do galpão das Casas Bahia (de onde as mais de 100 famílias foram removidas após ocupação, agora vivendo precariamente numa "provisória situação" que já leva 5 anos). Também no alojamento, estão ocorrendo quinzenalmente oficinas de fotografia e de vídeo, para que os jovens se apropriem dessas linguagens e ferramentas e produzam eles mesmos suas denúncias.

Outras informações www.nucleodecomunicacaomarginal.blogspot.com e nucleodecomunicacaomarginal@gmail.com.