domingo, 31 de março de 2013

Aprendendo sobre TVs Piratas

Nesse fim de semana, 30 e 31 de março, participei de uma vivência bacana no SESC Santo André. Tema: como construir uma TV. Extremamente interessante já que nesse momento estamos muito ligados a essas coisas da EduComunicação, produção de audiovisual e publicações em geral. Vamos em breve retomar nossa atividade na Rádio Comunitária Pérola da Serra e até fazer colaborações em outros canais do exterior...



A atividade foi coordenada por Daniel Varga, que integra o projeto Ônibus Hacker (www.onibushacker.org) que, a partir de um financiamento colaborativo epla internet, criou uma estrutura física que já fez mais de 10 viagens pelo Brasil e por países fronteríços difundindo a cultura livre e tecnológica.


Ele apresentou no primeiro dia um histórico sobre o movimento de TVs piratas europeu inspirados pela proposta de formas de comunicação livre de Guy Debord e em publicações como Steal this book de Abbie Hoffman, na virada dos anos 60 para os 70. Exibiu vídeos de grupos / coletivos como Rabotnik TV, Piratskoe Televideie, Van Gogh TV e Orfeo TV e mostrou os equipamentos para mostrar uma estação transmissora (cerca de 500 de investimento). No segundo dia montamos a parafernália e fizemos uma pequena transmissão. FANTÁSTICO!!!


Alguns links para conhecer as clássicas experiências:

Rabotnik TV - East Village NYC (1987) - Runner Dump Dealer Avenue

www.youtube.com/watch?v=_WX8QPW8p9E

Van Gogh TV (35 vídeos)
www.youtube.com/watch?v=_KYbTMCX5nk&playnext=1&list=PL6A0DB4D5832A4132&feature=results_main

Orfeo TV (canal)
www.youtube.com/user/orfeolab