sexta-feira, 24 de abril de 2009

Música & Movimento

Enquanto parte do OFICINATIVA/AMOR EXPERIMENTAL está participando do Caldeirão Cultural em São Paulo, outra parte estará, também no domingo dia 26 de abril, participando de um seminário internacional sobre o desenvolvimento da cadeia produtiva da música independente, pautado em eixos como gestão compartilhada, respeito e promoção da diversidade, integração entre ambiente virtual e presencial e, sobretudo, promoção da circulação e veiculação de conteúdos em ambientes fora do eixo das capitais dos estados do Rio e de São Paulo.
É segunda edição do Música & Movimento, que integra a 8ª. edição do Conexão Vivo (antigo Conexão Telemig Celular). Acontece de 23 a 26 de abril e tem os seguintes temas:

23/04 - MÚSICA, TECNOLOGIA & MOBILIDADE
Os dispositivos móveis representam uma revolução nas formas de armazenamento, portabilidade e consumo de música. Iniciativas cada vez mais ousadas e múltiplas estratégias de comercialização e difusão, possibilitam mais liberdade.

24/04 - DIREITOS AUTORAIS
Os defensores das alterações e das licenças Creative Commons afirmam que o desenvolvimento das novas tecnologias tornou mais fácil o processo de produção, difusão e recombinação de obras culturais, mas que a legislação atual é um entrave à sua divulgação e ao seu acesso. ser um adversário, mas um guardião desses direitos.
25/04 - MOVIMENTO
Diante de tantas variáveis (crises) e algumas incertezas, o movimento musical independente do Brasil se reinventa de norte a sul, apresentando tecnologias de relacionamento e gestão que enfocam o trabalho em rede, a divulgação viral, o uso de moedas complementares e preconizam a formação de um “mercado médio”, mais democrático e justo, cujas relações se estabelecem distantes dos velhos dogmas de mercado. Seriam sustentáveis tais propostas?
26/04 – INTERNACIONAL
Diante dos novos desafios colocados na atualidade, exportar a música produzida aqui tornou-se imperativo como estratégia vital de desenvolvimento. Apresentamos aqui algumas iniciativas de estados, países e regiões que podem servir não só de modelo, mas também como ponte para a o diálogo e a criação de redes articuladas de intercâmbio tecnológico e cultural.
E ainda outros questionamentos pertinentes:

Quais são os desafios para o desenvolvimento do setor musical a partir de novas plataformas de negócios introduzidas pelos portais de relacionamento e pela demanda de conteúdo em dispositivos móveis? Estamos vivendo uma democracia colaborativa digital? Por que a TV digital não decola no Brasil? Quando ela chegará ao mercado independente? As Web Rádios associadas às redes de relacionamentos são de fato um caminho para o mercado independente? É viável comercializar massivamente conteúdo independente por meio de dispositivos móveis? Quem está fazendo isso e como? Como se estruturam e para onde levarão os modelos de organização preconizadas pelo Espaço Cubo, Eletrocooperativa e Circuito Fora do Eixo? Como os Pontos de Cultura podem contribuir na mobilização do setor musical, na mudança e consolidação de novos paradigmas? O novo modelo de financiamento público será capaz de alavancar de vez a gigantesca e qualificada produção musical brasileira e alçá-la à potência econômica mundial que merece ser? Qual a eficácia das ações da BM&A? E a licença Creative Commons trouxe de fato avanços para a ampliação dos processos colaborativos? Quais os aspectos simbólicos e econômicos da alteração na legislação brasileira do direito autoral? O que a diretoria do ECAD tem a dizer? Os circuitos internacionais de música estão de fato articulados em rede? Os artistas brasileiros estão conseguindo ocupar os espaços disponíveis de forma organizada e continuada? Como se estruturam as redes de musica latino americanas? Estamos de fato nesse circuito? Quando abriremos um diálogo realmente ativo com o continente africano? E a nossa relação com os paises lusófonos, a quantas anda?

EU estarei participando do debate sobre as redes internacionais, representando os amig@s espanhóis do CIC Batá e dos Territorios Solidarios (evento no qual participamos em 2007 e 2008). E também aproveitando as demais atividades possíveis (alguns shows bem bacanas)...

Para saber mais sobre o evento, acesse http://www.conexaovivo.com.br/.