sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Oratórios e Presépios,
Escambo e Resistência
em Paranapiacaba


Neste final de semana acontece a Feira de Oratórios de Presépios de Paranapiacaba (FOPP) & Festival das Culturas Populares, que reúne artesãos, artistas e grupos da cultura popular na vila histórica de Santo André para comemorar as festas do ciclo natalino

Acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, mais uma edição deste evento que está no 5º ano e já se tornou tradição entre os moradores, artistas e grupos populares do Grande ABC e até de outras regiões do Estado. Conta com mostra de folguedos, encontro de violeiros, exposição, festival gatronômico, oficinas de dança, debates e uma grande feira das culturas.

Com o tema Escambo, a troca que move o mundo, a FOPP foi totalmente organizada a partir da permuta de espaços, barracas, estadia e alimentação por apresentações gratuitas de músicos com o objetivo de valorizar as manifestações da cultura popular.

O destaque desta ano são os shows do violeiro PauloFreire, sábado, dia 12, e da apresentadora e cantora Inezita Barroso, domingo, dia 13. A FOPP conta com apoio da prefeitura de Santo André que pagou os dois principais artistas, Fundação Santo André, Solvay Indupa, Viação Ribeirão Pires, Águas Pilar, restaurante Canoa Quabrada além de diversos parceiros que colaboram com a alimentação, transporte e divulgação.

A Feira

A Feira de Oratórios e Presépios acontece no Antigo Mercado e reúne trabalhos de artistas, artesãos e grupos que pesquisam as tradições do ciclo natalino brasileiro além de oratórios de várias tendências. É possível encontrar presépios e oratórios feitos em madeira, argila, papel, materiais recicláiveis e naturais como coco, cabaça e palha.

Mostra de Folguedos e Cordel

Neste ano se apresentarão grupos de folia de reis como o do Baeta Neves de São Bernardo e da Associação Monte Azul de São Paulo, auto de natal com os grupos Ô de Casa de São Paulo e Companhia Opereta de Poá, pastoril, bumba-meu-boi com o grupo Jaboticaqui de Mogi das Cruzes, canções do trabalho do grupo Beija-Fulô de São Paulo que lança seu primeiro CD, cortejo de bonecões além das apresenções da Caravana do Cordel. As apresentações acontecem no sábado e domingo desde as 10h30 no Largo dos Padeiros e nas ruas em frente ao Antigo Mercado.

2º Encontro de Orquestra de Violeiros

No sábado, no Lyra Serrano, acontece o 2º Encontro de Orquestra de Violeiros do Grande ABC. Neste ano estarão presentes orquestras de Santo André, São Bernardo, Rio Grande da Serra, Mauá e Jundiaí. Também acontece uma apresentação especial da Orquestra Infantil de Flauta Doce formada por integrantes de Mauá, Rio Grande da Serra e Paranapiacaba nas janelas do Lyra Serra.

Shows musicais

Além de Paulo Freire e Inezita Barroso, apresentam-se cantores como Carlos Mahlungo e Rose Campos, grupo Baleio Brasileiro de São Bernardo do Campo, grupo de Pífanos Bambuzero de Campinas e a banda Izé Mangalô, de Santo André com o show Na Cozinha do Saci.


Serviço

CIT- Centro de Informações Turísticas de Paranapiacaba. Fone 11 4439-0237

Mais informações

Produção da FOPP

Wal Volk - Festeira e organizadora da FOPP. Celular 11 7690-3513. Residência 11 4439-0022.

Carlito de Campos. Produção musical. Celular 11 6579-2373.

Visite também a página www.coletivofopp.tumblr.com para ver toda a programação ou solicite pelo e-mail coletivofopp@gmail.com.