terça-feira, 2 de novembro de 2010

Cultura y Desarrollo
em Córdoba, setembro 2010


Foi entre 21 e 24 do mês de setembro que ocorreram em mi Cordobita querida as V Jornadas de Cultura e Desarrollo como parte da programação do renomado Festival internacional de Criação Jovem Eutopía. Oficinas, debates e jam sessions que agregaram indíviduos e coletivos em torno da Música como elemento de extrema importância para a evolução da humanidade.

Tivemos a oportunidade de conhecer nov@s e de reeencontrar antig@s companheir@s e saber mais sobre suas experiências e projetos. A lista de participantes é grande e bastante interessante: Mágica Música (Colômbia), Mitote (México), Hermanos de Saíz (Cuba), Ritmo en los Barrios (Nicarágua), Keur-Gui Crew (Senegal), Fora do Eixo (Brasil) e também Orquestra Nacional de Lavapiés, Olé con Olé, Voces, Contaminame, Fabricantes de Ideas (Espanha). A organização foi da ONG CIC Batá utilizando as parcerias da Faculdade de Filosofia e Letras, para as palestras, e do tradicional Jazz Café, para as "confraternizações sonoras".

Contatos feitos, flertes culturais estabelecidos com carinho, que agora possamos praticar as afinidades e ritmar nossas intenções, improvisando outras melodias mais autônomas e desafiando nossas especificidades que, às vezes, nos limitam.