terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Alinhar à direitaNEGRO UNIVERSO especial

Trouxemos novamente o evento NEGRO UNIVERSO para o mês de novembro por considerar que todos os esforços são válidos nessa época para, de vez, consolidar a celebração de nossos heróis e a reivindicação de nossos direitos ainda negligenciados. E nossa colaboração tem sido SIM fundamental para intensificar os debates, os questionamentos e os avanços...

Num misto de confraternização, mostra e investigação, o NEGRO UNIVERSO - que começou em 2002 - vem se multiplicando em diferentes formatos para estimular a participação cidadã d@s que acrediatm ser necessário transformar a sociedade em que vivemos.

Neste novembro de 2010 tivemos uma significante jornada. Começamos dia 6 participando de um curso sobre tradições Iorubás numa biblioteca pública na cidade de Osasco, com o professor Ivan Poli. No mesmo dia, fomos prestigiar a Festa de Caboclos no "axé" de Pai Toninho em Riacho Grande, São Bernardo do Campo. Dia 12, fizemos uma aula-exposição no corredor da FIRP (Faculdades Integradas de Ribeirão Pires), sempre com o apoio da professora e amiga Marinice Fortunato. No dia seguinte, sábado 13, acompanhamos a abertura dos festejos de Santo André, com cortejos de Maracatu e Capoeiristas pelo calçadão da Oliveira Lima, no centro. Dia 17 ocorreu o Sarau AfroBiblioBrasileiro no CEU 3 Pontes, Jardim Romano (zona leste de São Paulo). De volta a Ribeirão Pires, no dia 18 realizamos vivências de ritmos afro religiosos e de moda afrobrasileira (esta com Vera Lucia) no centro cultural da cidade e, a noite, na Câmara dos Vereadores recebemos uma placa homenagem a Antonieta Eustachio - ou Ialorixá Antonieta de Oxum - líder e fundadora do Abaçá da Oxum (e principal inspiração para a criação do NU), no evento chamado "Somos todas Clementinas". Passamos pela Mostra de Cultura Urbana no dia 21, organizada pelo NUA - Instituto Nova União da Arte - para ver e registrar uma grande grafitagem na zona leste paulistana, com marcantes referências à temática afro. No ONG Brasil, evento focado nas entidades do terceiro setor que aconteceu no Expo Center Norte, o dia 27 (o terceiro) foi preenchido em nosso estande por vivências relativas ao negro. Domingo 28, ressurge a DOMINGUEIRAFRO em Ouro Fino Paulista. E para encerrar, dia 29 uma atividade virtual - por skype e msn - e a divulgação do livro Proet@sias.

Felizes, exaustos e mais fortes terminamos o mês, certos que a essência dos afrodescendentes (hoje e sempre) deve ser valorizada para que tenhamos dignidade em nossa existência terrena.