terça-feira, 30 de agosto de 2011

Agora, de fato, a GAIOLA solidária


Primeiramente pedimos mil desculpas por divulgar a data anterior como sendo 27 de agosto. Acabamos tendo problemas com o local e esperamos que não tenhamos causado qualquer transtorno. Agora, efetivamente, vamos solidarizar economicamente...


A experiência da Feira de Economia e de Culturas Solidárias e Criativas GAIOLA ATMOSFÉRICA, que retomou seu processo de formatação em junho passado, acontecerá no início de setembro, dia 3 sábado, entre as 14 e as 18 horas. Estaremos tod@s reunid@s para praticar outros tipos de relações sociais possíveis.


Com apoio do Ponto de Cultura CIDADÃOS ARTISTAS e a idealização da Rede ABC Estância Solidária, nesta edição temos mais uma vez a parceria da Associação de Artesãos da Estância Turística de Ribeirão Pires na elaboração da dinâmica de atividades. Também colaboram a ARCA (Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas), o OFICINATIVA, a UNICOMLIVRE, o QUINTAL ORGÂNICO, entre outros.


A iniciativa, que já propôs algumas ações no último ano, pretende ser uma opção na região para quem se interessa em divulgar / comercializar produções dentro de paradigmas para uma nova sociedade. Esses interessados podem ser artesãos, artistas, educadores, comunicadores, agricultores, culinaristas, entre outras categorias. Os formatos de "negócios" podem ser a troca, a doação, a venda direta, o empréstimo, etc. A intenção da GAIOLA ATMOSFÉRICA é fomentar a participação e a criação coletiva. Nesse sentido, ao invés de estabelecer um regulamento verticalizado, preferimos fazer as experiências na prática e logo avaliar os resultados e pensar sua continuidade. A única indicação é que "os produtos" apresentados sejam criativos (1) e seus valores solidários (2). Deve, sobretudo, prevalecer o bom senso pessoal nas propostas.



Antes de qualquer coisa, a Feira de Economia e de Culturas Solidárias e Criativas GAIOLA ATMOSFÉRICA deseja ser um espaço / momento para a ativação e a educação de um sentimento comunitário que encoraje a construção de uma Cidadania mais autônoma e mais informada em relação aos direitos e deveres.


Artesanato, música / discotecagem, comunicação popular de rua, meio ambiente, fanzines, oficinas, circuito de brincadeiras tradicionais, lançamento do Guia de manifestações culturais do Grande ABC, exposição do intercâmbio Enlaces Solidários em Cuba, são algumas das atividades para o novo encontro que será na Praça Ernest Solvay (Praça Central), Estância Turística de Ribeirão Pires (próximo do terminal rodoviário e da estação de trem).

No início da postagem, você pode conferir o spot de convite para o evento do próximo fim de semana. Acima, a montagem visual que mostra outros momentos da experiência, e no final desta postagem está a capa da revista que explica as bases de nosso projeto - pode ser baixada gratuitamente em .http://www.4shared.com/file/-fu2I-xD/Revista_GAIOLA_ATMOSFRICA_ago_.html?.


Outras informações e inscrições com Juanpablo no telefone 11 6489 8872 ou www.oficinativa.blogspot.com.


(1) entenda-se criativos como todo produto, serviço ou obra original, desenvolvido pela pessoa / organização que o apresenta; a Feira privilegia espaço e difusão para os que desejam repensar e ressignificar as atuais práticas individuais e coletivas;

(2) entenda-se solidários como algo que estimule e cative os outros, assim como sensibilizaria você mesmo; pretendemos estimular o comércio justo e gerar satisfação para o produtor, o consumidor e o prossumidor...