quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Economia e Culturas,

solidárias e criativas


Novamente realizaremos a experiência da Feira de Economia e de Culturas Solidárias e Criativas GAIOLA ATMOSFÉRICA neste mês. No sábado dia 27 de agosto de 2011, entre as 14 e as 18 horas, estaremos reunidos para praticar outros tipos de relações sociais possíveis.


Com apoio do Ponto de Cultura CIDADÃOS ARTISTAS e a idealização da rede ABC Estância Solidária, nesta edição temos mais uma vez a parceria da Associação de Artesãos da Estância Turística de Ribeirão Pires na elaboração da dinâmica de atividades. Também colaboram a ARCA (Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas), o OFICINATIVA, a UNICOMLIVRE, entre outros.


A iniciativa, que já propôs algumas ações no último ano, pretende ser uma opção na região para quem se interessa em divulgar / comercializar produções dentro de paradigmas para uma nova sociedade. Esses interessados podem ser artesãos, artistas, educadores, comunicadores, agricultores, culinaristas, entre outras categorias. Os formatos de "negócios" podem ser a troca, a doação, a venda direta, o empréstimo, etc. A intenção da GAIOLA ATMOSFÉRICA é fomentar a participação e a criação coletiva. Nesse sentido, ao invés de estabelecer um regulamento verticalizado, preferimos fazer as experiências na prática e logo avaliar os resultados e pensar sua continuidade. A única indicação é que "os produtos" apresentados sejam criativos (1) e seus valores solidários (2). Deve, sobretudo, prevalecer o bom senso pessoal nas propostas.


Acima de qualquer coisa, a Feira de Economia e de Culturas Solidárias e Criativas GAIOLA ATMOSFÉRICA deseja ser um espaço / momento para a ativação e a educação de um sentimento comunitário que encoraje a construção de uma Cidadania mais autônoma e mais informada em relação aos direitos e deveres.


Artesanato, música, comunicação popular de rua, meio ambiente, teatro, fanzines, são algumas das temáticas para o novo encontro no calçadão da Rua do Comércio, no centro de Ribeirão Pires (próximo do terminal rodoviário e da estação de trem). Outras informações e inscrições com Juanpablo no telefone 11 6489 8872.



(1) entenda-se criativos como todo produto, serviço ou obra original, desenvolvido pela pessoa / organização que o apresenta; a Feira privilegia espaço e difusão para os que desejam repensar e ressignificar as atuais práticas individuais e coletivas;


(2) entenda-se solidários como algo que estimule e cative os outros, assim como sensibilizaria você mesmo; pretendemos estimular o comércio justo e gerar satisfação para o produtor, o consumidor e o prossumidor...