domingo, 27 de maio de 2012

Divino com muito ritmo


No início deste mês tivemos o imenso prazer de participar de uma vivência profunda: as Caixeiras da Família Menezes, que é natural do Maranhão, ministraram uma oficina sobre o universo da Festa do Divino Espírito Santo em São Bernardo do Campo.



Celebrada em vários locais pelo Brasil, a Festa do Divino adquire, no estado maranhense, características muito particulares. Original da tradição do catolicismo popular, o festejo se funde às religiões brasileiras de matrizes africanas e reserva às mulheres a condução dos rituais festivos que são complexos e extensos. Essa tradição viva e dinâmica se expressa, estruturalmente, na riqueza do repertório musical executado pelas caixeiras, que tocam caixas e cantam para a entidade.


"No altar do Espírito Santo
oras pró nobis
tem 3 rosas para abrir
mi seréré nobis
eu queria ser sereno
pra nessa rosa eu cair
oras pró nó ó ó bis"


Oras pró nobis - 2º cântico


Oficina de iniciação aos toques e cânticos sagrados do universo das Caixas do Divino, com as Caixeiras da Família Menezes, ocorreu nos dias 3, 4, 7, 8 e 9, na Câmara de Cultura Antônio Assumpção. Dindinha, Zezé, Graça e Bartira, nos acolheram e nos ensinaram as bases da manifestação. Desta vez, a atividade foi aberta a homens também. Ainda fizeram um concerto no domingo 6, para o lançamento do segundo CD "O Divino Som", no Parque Chácara Silvestre.


"Oiteiro já foi oiteiro
hoje em dia é goiabal
vou pedir a Santo Inácio, oiteiro
que foi morador de lá"

Oiteiro - 5º cântico

Paralelamente, estavam terminando a organização da 13ª Festa do Divino Espírito Santo que acontece no Espaço Cachuera! e já é uma atividade incorporada ao calendário da cidade de São Paulo. Ela será entre os dias 12 e 29 de maio. Outras informações em http://www.cachuera.org.br. Abaixo, vídeo divulgação da campanha de soicitação de apoio - via movere - para a atividade.