sábado, 27 de outubro de 2012

Na rota da animação


E já estamos novamente em conexão com o DIA - Dia Internacional da Animação - uma mostra de curtas que acontece em várias partes do planeta celebrando a arte dos desenhos e objetos animados.



Em 2012, o Dia Internacional da Animação está em sua 11ª edição sendo realizado em 30 países. Foi em 28 de outubro de 1892 que Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. Por isso a data se transformou no Dia Internacional da Animação, proposta da Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) e contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. 

Em sua 9ª edição brasileira, o DIA é celebrado com uma sessão, simultânea e gratuita, de curtas nacionais e internacionais. Às19h30 do domingo 28, haverá exibições em mais de 200 cidades do país, sob a coordenação da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este é o maior evento simultâneo do gênero no país, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando a data como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil.



E nós, pela 5ª vez, embarcamos nessa maravilhosa onda e amplificamos ao máximo a oportunidade. Nossa rota 2012 vai passar pelos seguintes espaços e localidades:

- dia 24, quarta - CEU 3 Pontes, São Paulo (Programa de Iniciação Artística);
- dia 25, quinta - Centro Educacional POMAR, Ribeirão Pires, manhã e tarde - exibição + vivência cênica-visual;
- dia 27, sábado - Praça Central, Rio Grande da Serra, às 20 horas;
- dia 28, domingo - exibição principal - Praça Central / Ernest Solvay, Ribeirão Pires, às 19h30;
- dia 30, quarta, e 01/11, quinta - EE Profª Maria Antonietta de Castro, São Paulo, às 9 horas.

Nas atividades abertas, dias 27 e 28, haverá sorteio de camisetas exclusivas e de adesivos comemorativos do DIA.

Outras informações sobre o evento no país e no mundo acesse www.diadaanimacao.com.br / www.abca.org.br/dia. OCineclube CIDADÃOS ARTISTAS é uma iniciativa dos artistas-educadores Carlos Rogerio (Projeto OFICINATIVA) e Fabi Menassi (www.fabimenassi.blogspot.com.br). Este ano também contamos com o apoio do Ponto Cultura Viva na Comunidade e da Feira de Economia e Culturas Solidárias e Criativas GAIOLA ATMOSFÉRICA, ambos localizados naEstância Turística de Ribeirão Pires.

Abraços muito animados!!!