domingo, 30 de setembro de 2012

HADITHI NJOO sem parar

Tantas coisas rolaram em nosso primeiro Festival de AfroContação de Histórias que ainda seguiremos por vários meses compartilhando todos os materiais e sensações que registramos, em nossas máquinas e em nossos corpos / almas. Até que chegue a próxima edição...


Nesta postagem, trazemos 2 novas publicações que acabamos de editar: um fotolivro especial com imagens dos 3 dias de evento, 24, 25 e 26 de agosto, e o vídeo do domingo 26, dia de encerrramento.


E ainda temos um montão de coisas para divulgar. Então, não deixem de visitar periodicamente a página www.festivalhadithinjoo.blogspot.com.br.

Uma vez mais, enorme OBRIGADO a tod@s que participaram deste projeto!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Chegando os novos fotolivros de PIÁ

Apresentamos com muito carinho as mais recentes publicações feitas pela redação do OFICINATIVA. São elas os fotolivros de PIÁ dos meses de agosto e junho de 2012. Curtam a vontade as revistinhas.







Os fotolivros são relatos visuais que servem para organizar os registros feitos durante um período e também apresentar certa ideia ao leitor. No caso do Programa de Iniciação Artística desenvolvido no CEU 3 Pontes é um dos formatos escolhidos para o resumo mensal. Conheça mais sobre nossas ações em www.artedepia.blogspot.com.br.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

AUTOGEST(AÇ)ÃO, setembro 2012

informativo do Projeto OFICINATIVA
e outros coletivos com os quais mantemos conexões / relações

Programa Escola Estufa / Curso Horta na Escola
sábados, das 8 às 12 horas
Subprefeitura da Mooca, São Paulo

Feira de Economia e Culturas Solidárias e Criativas GAIOLA ATMOSFÉRICA
dia 1, sábado, das 14 às 18 horas
Praça Ernest Solvay (Praça Central), Ribeirão Pires
informações e inscrições: 11 6489 8872 begin_of_the_skype_highlighting            11 6489 8872      end_of_the_skype_highlighting, com Juan Pablo

oficina especial de tirinhas de HQ com a artista e educadora Fabi Menassiwww.fabimenassi.blogspot.com.br

Caravana Petrobrás Cultural (capacitação)
dia 3, segunda, das 14 às 16 horas
Maksoud Plaza, São Paulo

Catalogação Ilú Obá de Min
(apoio na organização da biblioteca temática do Ponto de Cultura Ilú Ònà)
segundas, das 14 às 19 horas
sede do Ponto de Cultura Ilú Ònà, São Paulo

PIÁ (Programa de Iniciação Artística)
terças e quartas, das 9 às 16h30
CEU 3 Pontes, Jardim Romano, São Paulo

dia 18, terça – Palestra sobre Ação Cultural,  às 19 horas, SMC
dia 25, terça – Sarau da Primavera, tarde, biblioteca
dia 26, quarta – Festa de Cosme e Damião, manhã
dia 28, sexta – Encontro com os responsáveis, 9h30

de 25 set a 5 out – Exposição “Cores, formas e sons dos PIÁs Romanos: 2 anos de bagunças artísticas”, biblioteca

Visita monitorada de capacitação à Bienal de Arte de SP
dia 6, quinta, das 9h30 às 11 horas
Parque do Ibirapuera, São Paulo

Curso de Construção Geodésica com Bambu
de 7 a 9, facilitação de Alexandre Almeida
Nuvens do Itapeva, Pindamonhagaba

Teatro
quintas, das 10 às 18h15
CE POMAR (Pedagogia Waldorf), Riberão Pires

dia 23, domingo – Festa do Lago, das 9 às 12 horas 
dia 27, quinta – Encenações de Primavera (projeto QUINTARTE)

Percussão + direção musical
projeto “Daqui a Pouco o Peixe Pula”
(PROAC Artes Visuais e Primeiras Obras Artes Cênicas)
dias 14 e 21, sextas, tarde
“Casa das Águas”, Jardim Romano, São Paulo

Inscrições para a partilha dos ENLACES SOLIDÁRIOS 2012
Serão 10 encontros de 3 horas, entre os meses de outubro e novembro, nos quais mostraremos publicações, materiais diversos, conexões, registros, e falaremos sobre planos futuros, possibilidades latentes, formatação de projetos e muito mais. Projeto apoio pelo MINC. Inscrições e mais informações no e-mail projetooficinativa@hotmail.com

projetos

NEGRO UNIVERSO - a essência dos afrodescendentes, hoje e sempre
Catálogo de atividades itinerantes sobre temáticas africanas e afrobrasileiras. Vivências, debates, audiovisuais, palestras, aula-espetáculos, assessoria para atividades, materiais diversos, etc. Atualmente desenvolve as bases metodológicas para a criação de uma AfroEscola. Solicitem mais informações.

ENLACES SOLIDÁRIOS
Projeto experimental de intercâmbio intercultural que está ocorrendo em diferentes formatos desde 2006, no Brasil e no exterior. As inspirações básicas vem do "outro mundo possível" (Fórum Social Mundial) e do "criar, sem pedir permissão, um mundo de liberdade” (ENLACE-D / Enlazando Culturas). Quem se interessar pela proposta deve entrar em contato com o OFICINATIVA.

Fanzineteca móvel (CENTRAL ZINE)
Proposta de montar um acervo sobre publicações independentes (fanzines, áudios, imagens, etc) para circular em espaços e eventos alternativos e variados. Produções podem ser enviadas para a caixa postal do OFICINATIVA

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O segundo dia de HADITHI NJOO

Ainda organizando todo o material que foi produzido durante a primeira edição do Festival de AfroContação de Histórias realizado entre os dias 24 e 26 de agosto na sede do Ilú Obá De Min em São Paulo. Abaixo a edição do sábado dia 25, com a dinamização de oficinas, exposições, exibição de vídeos e a participação mais que especial de diversos contadores.


Também destacamos que já postamos as fotos do evento em 3 pastas de nossa página do facebook:

E logo mais, traremos a edição das imagens do domingo dia 26.
 BAMBU como estrutura de vida


Estamos chegando de um fim de semana de conexão extrema com a Natureza e com as possibilidades que afloram e estimulam para outros caminhos do viver. Estivemos em Pindamonhanagaba, no Nuvens do Itapeva, participando de um Curso de Bambu facilitado pelo permacultor Alexandre Almeida.















Foram 3 dias - de 6 a 8 de setembro - de muitas descobertas sobre a planta, trabalho criativo e conexão humana. Estudamos o manejo sustentável do bambu, os tipos, plantio, cultivo, corte, beneficiamento, técnicas de encaixe. E construímos uma estrutura geodésica de quase 5 metros de altura. Fantástico!!!

No domingo ensolarado, saímos para caminhar e chegamos até uma fazenda hare krishna e novamente contatamos outras alternativas de SER.



O Nuvens do Itapeva está sempre organizando atividades. Vale a pena ficar de olho em sua página www.pousadanuvensdoitapeva.blogspot.com.br. Outros registros do curso podem ser vistos no facebook do OFICINATIVA.



ENLACES,
por outros ares, em outros idiomas

Acaba de nós chegar, através da querida amiga Kathleen Jesper, um link de entrevista concedida durante nossa oficina de Afrolatinidades Recicladas, em julho passado dentro do Festival Pirineos Sur, Espanha. Esta foi concedida a um canal basco (vasco) e pode ser conferida em http://www.eitb.tv/eu/#/bideoa/1797382880001 ou abaixo. Nossa entrada está entre Manu Chao e Bebe, do 17'40" ao 19'10".