terça-feira, 1 de janeiro de 2013

O desejado PDC, 
litorâneo e catarinense

E chegou então o momento de fazer o tão aguardado PDC - Curso de Design de Permacultura. Depois de tantas incursões e descobertas nos campos da Bioconstrução, da Agroecologia, das possibilidades de viver de forma distinta, essa capacitação costuma ser uma amarração de todos esses conteúdos e uma assinatura de que o sujeito está apto a propagar tais temas. E é o que desejamos enfaticamente praticar a partir de agora.



E para realizar tal formação, tínhamos a convicção que o local deveria ser especial. E a escolha não poderia ter sido a melhor: fomos a Jaguaruna, Santa Catarina, entre 10 e 19 de dezembro de 2012, participar da edição de verão do PDC Litorâneo promovido pela Casa Colméia (www.casacolmeia.wordpress.com). Criação do artista permacultor Juliano Riciardi, o espaço é um misto de casa libertária e centro de formação. Uma estação permacultural como prefere se denominar. E várias são as experiências realizadas nesse inspirador pedaço de terra - as já materializadas e as que ainda estão na cabeça...

Deixamos algumas imagens a seguir. O registro completo está em http://www.facebook.com/media/set/?set=a.4555694848070.2168469.1162416784&type=1. Brevemente estaremos organizando um pequeno manual sobre o tema e um vídeo sobre o curso. Altamente recomendada a vivência catarinense.
















Conteúdo Programático:

Histórico, éticas e princípios da Permacultura - Sabedorias e Padrões da Natureza - Metodologias de Design em Permacultura - Estudo do Solo e Suas Qualidades Intrínsecas - Manejo Sustentável da Terra e da Água - Clima e Micro Climas Específicos - As Plantas e Suas Interações com o Meio - Animais na Permacultura - A Cozinha Sustentável - Energias Renováveis e Tecnologias Apropriadas  - Espaço Construído, Bioconstruções e Construções Sustentáveis - Estratégias Alternativas e Ecológicas para uma Sociedade Global - Gestão e Educação Sustentável - Saúde e Bem Estar Físico e Espiritual  e outras temáticas que serão abertas.


“Não quero que minha casa 
seja cercada por muros de todos os lados 
e que as minhas janelas estejam tapadas. 
Quero que as culturas de todos os povos 
andem pela minha casa 
com o máximo de liberdade possível”.  
Gandhi