sábado, 31 de março de 2012

O Dia do Artesão


Verdade que nem sabíamos da existência de um dia dedicado ao Artesão (19 de março). Mas muito nos alegrou a informação. Aproveitamos então o clima de festa e a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre essa profissão - e suas estratégias para sobreviver nesse mundo que cada vez menos valoriza o manual, o personalizado - e fomos participar de um seminário organizado pela SUTACO (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades). Até mesmo porque isso faz parte de nossas propostas de formação em Economias Solidária e Criativa programadas para 2012 pela Feira GAIOLA ATMOSFÉRICA.


Manhã e tarde cheias de palestras e oficinas na sede da instituição em São Paulo, diretamente relacionadas aos serviços prestados pela mesma. Presença de parceiros como a ITCP-FGV, Artesol, Biosfera da Mata Atlântica, Banco do Povo, Correios, Inmetro, entre outros, que deram  um amplo panorama de como vislumbrar um negócio sustentável. A tarde ficou reservada para capacitação em redes sociais e web e apresentação de lojas de comércio virtual.

























A SUTACO tem como objetivos melhorar a geração de renda para os artesãos por meio da capacitação, orientação, apoio jurídico e contábil, divulgação e comercialização de seus produtos e a preservação e propagação do artesanato paulista em seus aspectos históricos, sociais e culturais.




Mais informações http://sutaco.sp.gov.br/.