quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

MARACATOSCO 2010

Mais uma v
ez o bloco MARACATOSCO, iniciativa carnavalesca comunitária da ARCA (Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas), saiu às ruas da Estância Turística de Ribeirão Pires para celebrar esta festa popular de maneira saudável e pedagógica. Como já é tradição, na terça-feira "gorda" - este ano dia 16 - os artistas, familiares, amig@s e demais interessad@s carregaram instrumentos, bonequinhos e bonecões, máscaras, recordaram ritmos e canções regionais, inventaram e improvisaram músicas e gritos, ocupando as vias públicas do centro da cidade para "brincar de cidadania e de protesto".

Neste ano, o grupo também participou de ações em outros municípios da região (em São Bernardo do Campo e em Diadema).

Nos domingos que antecederam o "grande desfile" realizamos ensaios abertos na Praça Ernest Solvay (Rua Miguel Prisco, s/n, centro, Ribeirão Pires) para compartilhar algumas ideias. Para os "ritmistas" solicitamos instrumentos típicos ou objetos sonoros (latas por exemplo).

E a intervenção foi SHOW!!!

A partir das 14 horas nos concentramos no Espaço ARCA para um churrasco. Às 17 horas nos dirigimos para a Praça Ernest Solvay.

Logo teremos as imagens deste ano. Por ora relembrem uma antiga: assista na TV ARCA a divulgação feita para o desfile de 2008: www.youtube.com/watch?v=ZGtdxLeiVxE.

"Eu vou sair de casa
eu vou pro Carnavárzea
Aonde é? Ribeirão Piures
aonde foi? Ribeirão Piures
aonde é que nosso bloco foi parar / vai chegar...

Maraca, Maracatosco
e quem não entra é um tosco, tosco, tosco..."


ARCA / Ponto de Cultura CIDADÃOS ARTISTAS
www.arca-cidadaosartistas.blogspot.com