quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

33 Cadernos Negros


Em grande estilo, o lançamento da 33° número dos Cadernos Negros, referência nacional e também internacional de literatura afro e de resistência cultural, ocupou a Galeria Olido, no centro de São Paulo para provar que ainda tem muita história - e poesia - para mostrar. E finalmente, desta vez, estavamos presentes...














Desde os anos 80, o Quilombhoje Literatura (grupo responsável pela publicação) vem se propondo a incentivar o hábito da leitura e a promover a difusão de conhecimentos e informações, bem como desenvolver e estimular estudos, pesquisas e diagnósticos sobre literatura e cultura negra. Em seus atuais coordenadores, Márcio Barbosa e Esmeralda Ribeiro, a certeza de que os Cadernos Negros - cujo primeiro número foi lançado em 78 - é uma fonte de conteúdos imprescindíveis e inspiradores para os afrodescendentes pois "temos de fazer / construir a nossa própria História, por meio de poemas, textos, ideias, artes, etc".

Participaram da festa do dia 17 de dezembro o humorista e escritor Helton Fesan, a cantora Liah Jonnes, o professor Cuti (com uma palestra sobre a Literatura Afrobrasileira) e o grupo Ilú Obá de Min para fechar a noite. E claro, os escritores participantes desta coletânea de poemas apresentaram ao vivo suas criações, permeando todo o evento. Depois saímos da sala principal para confraternizar num coquetel maravilhoso no saguão.

Para conhecer a trajetória e as ações do Quilombhoje veja as páginas www.quilombhoje2.com.br e www.quilombhoje2.com.br/blog.