domingo, 22 de abril de 2012

Ilú na Estrada + 
ENLACES AfroSOLIDÁRIOS

Em março tivemos a grata satisfação de participar de duas grandes e importantes iniciativas afrobrasileiras de uma só vez: estivemos na estreia do projeto Ilú na Estrada, iniciativa do Ponto de Cultura Ilú Onã / grupo cultural Ilú Obá de Min, e desfrutamos da 7ª Feijoada das Marias do Jongo, organizada pelo Jongo Dito Ribeiro (também Ponto de Cultura).

O Ilú na Estrada tem a intenção de prestigiar, apoiar e celebrar as grandes festas tradicionais negras de nosso país. Nesta oportunidade, lotamos um micro ônibus e durante a viagem tivemos uma aula com Baby Amorim, minha titia, sobre a manifestação em questão, sobre a Fazenda Roseira, ocupação / resistência cultural afrocampineira e ainda assistimos o documentário Feiticeiros da Palavra - O Jongo de Tamandaré.

A Feijoada das Marias do Jongo já é uma atividade tradicional, na qual se comemoram os aniversários de algumas pretas velhas, as vivas e as também falecidas, e também se arrecadam fundos para o desenvolvimento dos projetos da comunidade Dito Ribeiro. A atividade estava lotada nesta mais recente edição, dia 18 de março. DJs, smabistas, culturas populares, feira temática e deliciosa / farta comida.

Memorável viagem. Sensível festa. Mágico e pulsante AXÉ. Abaixo, alguns momentos do belo domingo ensolarado.



















Outras infos:
www.casadeculturafazendaroseira.blogspot.com
www.comunidadejongoditoribeiro.blogspot.com
www.iluobademin.com.br

obs.: também temos outras tantas imagens e sons que serão utilizados na montagem de um doc curto,  adicionado ao registrado em novembro de 2011 quando participamos do III Sou África em todos os sentidos, e em breve divulgaremos o conteúdo.